domingo, 14 de dezembro de 2008

DICAS DE ECONOMIA

Olá caros internautas! Final de ano chegando e a tradicional troca de presentes entre familiares e amigos, até aí tá tudo bem, mas a velha história de entrar o ano novo no vermelho, assusta muita gente. Todo mundo sabe que as dívidas são inevitáveis, mas devemos e podemos tomar alguns cuidados para que isso não aconteça. Esses cuidados podem ser tomados não somente no final do ano, mas em todo o seu decorrer.
Não há quem não tenha passado ou esteja passando por um(ns) aperto(s) financeiro(s), isso tira o sono de qualquer um que se incomode com a situação (pois, acreditem! Há quem não se incomode). Mas o bom mesmo é estarmos de bem com nossas finanças, não é mesmo?
As dicas que aqui se encontram foram retiradas de uma cartilha da CORECON-DF ( Conselho Regional de Economia do Distrito Federal) cujo nome é DICAS ECONÔMICAS - DINHEIRO : Sabendo usar não vai faltar! - agosto/2005.

Quem estiver interessado e quiser aperfeiçoar os conhecimentos sobre finanças pessoais é só acessar o site: www.corecondf.org.br e baixar o conteúdo completo da cartilha, há dicas muito importantes sobre como gerir o orçamento familiar e também para quem está disposto a aproveitar melhor o dinheiro que ganha e deseja ter uma relação mais favorável entre consumir e poupar, o conteúdo fala sobre cartão de crédito, cheque especial, crediário, consórcios, entre outros. FOTO: ThaliSB
  • Para ter controle sobre o seu dinheiro e não terminar o mês abarrotado de dívidas, o primeiro passo é organizar a sua lista de contas, despesas e salário; o segundo é manter-se firme diante das tentações do consumo, sem gastar mais do que você pode.
  • Aprenda a fazer economia em casa, no uso de telefone, da energia elétrica e do gás, por exemplo. Evite o desperdício.
  • Esqueça o Cheque Especial e o Cartão de Crédito. Se for necessária a utilização, fique com a opção mais barata.
  • Jamais tome dinheiro emprestado com agiotas. Essa é a pior alternativa para quem está precisando de dinheiro.
  • Torne o ato de poupar dinheiro um hábito na sua vida.
  • Comprar a prazo dever ser a última opção.
  • Negocie com os vendedores. Peça descontos nas compras a vista e não acredite em vendas a prazo sem juros.
  • Exija a nota fiscal para garantir seus direitos e a eventual troca do produto.

Essas e outras dicas preciosas vocês podem encontrar na Cartilha citada acima. Boa leitura...


Nenhum comentário:

Postar um comentário