quinta-feira, 9 de abril de 2009

COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS (LIXO)

Olá pessoal, muito tem se falo sobre coleta seletiva de resíduo, mas o que realmente é isso? Como funciona? Quais as principais modalidades? Será que isso pode ser feito na minha cidade?
Inúmeros são os questionamentos que temos sobre essa prática, mas que merece muita atenção, porque dela depende o nosso e o de nossa futura geração.
O QUE É COLETA SELETIVA DE RESÍDUO?
É um sistema de materiais recicláveis, tais como papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora - casa, escola, escritório, fábrica, hospitais, entre outros - e que podem ser reutilizados ou reciclados.
PRINCIPAIS MODALIDADES
As quatro principais modalidades são elas: porta a porta, em postos de entrega voluntária, em postos de troca e realizadas pelos (as) catadores(as).

A COLETA SELETIVA COMEÇA NA SUA CASA
Mesmo que a coleta seletiva não tenha sido implementada no seu bairro, você pode separar o lixo seco - papéis limpos, vidros, plásticos e metais - e entregá-lo a um(a) catador(a).

Mas e se na sua cidade ainda não adotaram essa prática, não seria hora de cobrar das autoridades responsáveis? Isso é muito importante pra preservação do nosso meio ambiente, ou seja é essencial pro nosso futuro. Então não perca tempo, converse com o prefeito de sua cidade, os vereadores, enfim, quem for possível.

Os resíduos podem ser separados em :
SECO (material que pode ser reciclado); ORGÂNICO (restos de comida, cascas de frutas e legumes, etc), que pode ser transformado em composto orgânico ou adubo, e REJEITO (lixo que não pode ser aproveitado)

UMA COR PARA CADA TIPO DE LIXO
Veja abaixo a relação de cores pra cada tipo de lixo a ser coletado e mão à obra.



IMPORTANTE:
No Brasil...
  • cada habitante gera em média 0,88 kg de resíduo por dia
  • as 13 maiores cidades são responsáveis por 32% de todo o lixo urbano coletado
  • 525 municípios (10%) com mais de 50 mil habitantes geram 80% do total de lixo
  • 59% dos municípios depositam seus resíduos em lixões, 13% em aterros sanitários e apenas 2,8% fazem reciclagem

"Temos que mudar, o quanto antes, esses dados, antes as coisas piorem mais ainda pro nosso lado. Além da preservação do meio ambiente, podemos citar inúmeros benefícios alcançados com a reciclagem como: geração de empregos; diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar; geração de riquezas; muitas empresas estão reciclado materiais como forma de diminuir os custos; ou seja, só temos a ganhar se soubermos utilizar com consciência os recursos que a natureza nos oferece e ainda teremos um mundo mais limpo e um desenvolvimento sustentável."

Fontes: materiais educativos do MMA(Ministério do Meio Ambiente)http://www.mma.gov.br/sitio/, http://www.suapesquisa.com/reciclagem/, com adaptações minhas (acessem para maiores informações)

Fotos:camilapires.wordpress.com/.../(inclusive eu recomendo uma visita neste blog, muito legal)
br.geocities.com/reciclada/ (acessem para maiores informações)



Nenhum comentário:

Postar um comentário